Existem muitas construções realizadas na laje de cobertura dos apartamentos (e casas também) e na maioria das vezes, o proprietário acredita estar certo de que não é necessário pedir nada a prefeitura pois a laje pertence ao apartamento dele e está escrito no RGI ( Registro Geral do Imóvel) que aquele imóvel tem direito de expansão para a laje.
Não é bem assim, vem comigo que eu te explico.
Tenho visto essa situação repetidas vezes. O proprietário constrói o pavimento superior e pouco tempo depois (ou mesmo durante a obra) recebe uma notificação da prefeitura exigindo legalização ou demolição.
O primeiro passo é ir até a Secretaria Municipal de Urbanismo - SMU, à saber do que se trata, afinal, o proprietário acredita não ter nada irregular.
Chegando no atendimento da Gerencia de Licenciamento e Fiscalização da SMU, ele descobre que deveria ter iniciado um processo de licenciamento para a ampliação do seu imóvel e que deverá contratar um arquiteto ou engenheiro para iniciar o processo de legalização.
Após a contratação do profissional, o proprietário descobre que é necessário consultar legislação que irá permitir ou não que se construa mais um pavimento. O conteúdo, dessa mesma legislação, se refere, dentre outros itens, ao gabarito máximo permitido para o logradouro onde se situa o imóvel e Área Total de Edificação (ATE) e, exatamente neste ponto, se instala a preocupação. Será que o meu imóvel está respeitando a legislação?
Explicando: Gabarito é o termo técnico referente a altura do imóvel. É relacionado ao logradouro de localização do imóvel.
Na maioria das vezes não, o imóvel não respeita a legislação.
Existem duas opções:
1ª opção: Demolir a construção e perceber que todo o investimento financeiro foi perdido;
2ª opção: Legalizar, sujeitando a referida obra às modificações necessárias para que seja possível a legalização da mesma.
Na grande maioria das vezes, o proprietário opta por legalizar e a partir daí, surgem outros itens a serem avaliados.
Como a obra foi executada sem o auxilio de um profissional habilitado, é muito provável que existam outras irregularidades na construção, como: Ventilação e iluminação. Mas esse já é tema de outro post.
É sempre mais acertado contratar um profissional habilitado e experiente a um profissional que irá tentar resolver a situação!
Antes de qualquer ação, contrate uma CONSULTORIA!
Evite transtornos com a prefeitura!
Evite multas!
Entre em contato e agende uma consultoria!
Comentários
Postar um comentário