Pular para o conteúdo principal

A importância da Especialização Profissional


Você já pensou em qual especialidade seguir para obter mais lucro de forma mais pacífica na sua vida profissional? Não? Então está na hora de pensar nisso, e bem rapidinho.


Em meio a crise financeira do país, muitos profissionais encontraram a porta de saída no trabalho autônomo. Isso mesmo! As pessoas perceberam que são capazes de oferecer algum tipo de produto ou serviço por conta própria, sem depender diretamente de um emprego terceirizado. Mas a questão é que foi preciso a dificuldade bater a sua porta para que houvesse alguma mudança!


Estejamos certos de que, o mercado autônomo não é fácil e é preciso muita força de vontade, determinação e perseverança, e além do mais, nem todos estamos dispostos a enfrentar as dificuldades que existem nesse caminho.


Se o seu perfil não é adequado para ter o próprio negocio, ok, não há nada de errado nisso! Mas se você almeja uma posição valorizada no mercado de trabalho, onde você tenha mais liberdade na sua agenda, seja seu próprio chefe, poça exercer a criatividade e produzir o seu próprio sustento, você precisa de foco para encontrar e manter uma direção, um caminho a seguir.

"...Se você amar o que faz, não trabalhará um dia sequer..."


O primeiro passo é encontrar algo que você goste de fazer, sim. Você precisa gostar muito ou acabará por desistir ao longo do percurso.
Pode parecer clichê mas é como diz a velha frase, “Se você amar o que faz, não trabalhará um dia sequer”. Há quem entenda que isso significa que, se amar o meu trabalho, ele acontecerá de forma fácil, sem muito esforço e eu não terei sofrimento por fazer o que amo.
Na minha opinião, essa frase diz que, Se eu amar o que faço, não terei um dia sequer de descanso pleno mas estarei satisfeito ao realizar minhas conquistas! E você, como interpreta a velha frase?
Para iniciar o seu negócio, é preciso realmente gostar do trabalho que ele irá te propor a cada manhã. Digo trabalho porque de fato, dá trabalho!

"...seja seu próprio chefe..."


O mercado atual oferece serviços para tudo e todos,  encontre o seu nicho de trabalho,  o que não é fácil, mas é possível. Para saber o que mais nos agrada, nada melhor do que buscar por cursos livres, de preferência, iniciar pelos cursos relacionados à sua profissão e com o tempo você encontrará algo que lhe desperte esse desejo e quando isso acontecer, foque e siga.



Quando digo “foque” substitua por “especialize-se” e busque aprender mais e mais sobre determinado assunto. Faça cursos, frequente palestras, seminários, há muito conteúdo na internet, busque onde estão profissionais no mesmo ramo que o seu, troque informações, pergunte, não se importe em ser mesmo um cara de pau, no bom sentido, é claro.
É melhor pecar por ser um “perguntador” do que ser desinformado ou aparentar ser um desinteressado.


"...experiência também acontece pela troca de informações..."

Não tenha medo de perguntar, não nascemos sabendo e a experiência também acontece pela troca de informações, afinal, como me dizia minha sábia e experiente mãe: Minha filha, aprenda com os erros dos outros, não queira sofrer!

O paço mais seguro para o sucesso é a especialização pois assim, você foca em um ou poucos assuntos e tem tempo para se dedicar a buscar informações a respeito sem se atropelar, sem perder tempo com outras direções que o farão perder o rumo. 
Eu sei, por experiência própria, que é difícil escolher um ou dois ou três caminhos mas é preciso. E pense, se depois de muito insistir e não der certo, nunca será tarde para mudar!

"...aprenda com os erros dos outros, não queira sofrer!"


Entenda que, quantos caminhos mais forem escolhidos, mais assuntos deverão ser estudados e no fim, você não dominará nenhum deles.

Pense nisso, siga em frente e busque o seu caminho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais Valia e Mais Valerá

Muitas pessoas fazem alterações nos seus imóveis sem licenciar na Prefeitura, sem um projeto arquitetônico e sem a supervisão de um arquiteto.  Esse tipo de construção, além de perigosa, infringe a Legislação Urbanística e Edilícia, deixando o imóvel irregular e o proprietário as margens da lei, sujeito a multas.  Fonte: Simone Cândida - O Globo Construção irregular no centro do Rio de Janeiro Como infelizmente, ainda não foi possível frear a autoconstrução no Município do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio está prestes a abrir uma nova exceção na legislação, visando viabilizar a legalização desse tipo de construção. Está em tramitação o Projeto de Lei Complementar nº74 de 2018 que possibilita a legalização de construções irregulares e Proporciona vantagens aos projetos a serem licenciados junto à Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação. O texto do Projeto de Lei Complementar apresenta descontos de até 12% nos valores da Contr...

Por que Contratar um Arquiteto ou Engenheiro?

Toda vez que uma obra é realizada sem o acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro, é imenso o perigo de desabamentos, incêndios, perigo de morte dos funcionários que na obra atuam além do risco para todas as pessoas que farão uso do imóvel.   Sem desmerecer ou diminuir a experiência dos pedreiros e/ou mestres de obra, esses profissionais não devem assumir a responsabilidade por obras que não sejam geridas por um arquiteto ou engenheiro, pois, tanto o pedreiro quanto o mestre de obras, não passaram por nenhum tipo de preparação para projetar o edifício considerando o tipo de solo do local, incidência solar, incidência dos ventos e das chuvas e menos ainda as normas técnicas necessárias para a construção segura. “...tanto o pedreiro quanto o mestre de obras, não passaram por nenhum tipo de preparação para projetar o edifício...” A construção de um imóvel em um solo pouco firme, pode provocar trincas e fissuras nas fachadas e paredes internas devido a movimenta...

CURSO LIVRE BÁSICO AUTOVISTORIA TEORIA E PRÁTICA

Desde 2013 temos a Lei 6400 que obriga algumas edificações a realizarem a Autovistoria Predial.  Essa Lei surgiu devido aos constantes sinistros acontecido pelo país devido a deficiência na manutenção  das edificações. A Lei 6400 obriga as edificações com mais de 25 anos a realizarem a autovistoria de 5 em 5 anos, dessa forma, as edificações que a realizam em 2014, estão vencendo o prazo agora em 2019. Muitos profissionais, seja por negligência ou ignorância, estão realizando o serviço de maneira incorreta, contrariando a legislação.  Pensando nisso, a Melina Silva Arquitetura Preventiva e Diagnóstica , está lançando um curso livre Básico de Autovistoria - Teoria e Prática , com duração de 5 horas que abordará os principais pontos da Autovistoria, proporcionando segurança técnica ao futuro vistoriador. O Curso será oferecido em uma edificação real que passará pela Autovistoria através da analise da equipe da Empresa Melina Silva Arquitetura Preventiva e Diagnóstica, se...