Pular para o conteúdo principal

Por Melina Silva: Casos verídicos contados - Prédio construído dentro de uma vila residencial.



Infelizmente, muitas pessoas resolvem construir para depois legalizar. O problema é que, os profissionais contratados não se dão ao trabalho de consultar a Legislação e o resultado sempre é: 
Dinheiro jogado fora, multas + multas, aborrecimento, desespero e imóvel prejudicado!

Profissionais  desqualificados que dizem: "Ah, constrói e depois você legaliza, é mais fácil porque na prefeitura a burocracia atrasa muito.."

A partir de hoje, passarei a relatar casos dos meus processos na prefeitura e seus desfechos. Por motivos de segurança e privacidade, os endereços e nomes não serão divulgados.

Hoje, venho contar a historia de um edifício multifamiliar ( prédio ) que foi construído dentro de uma vila residencial. Esta edificação teve projeto de arquitetura, sanitária, gás, estrutura, etc...todos por profissionais teoricamente "qualificados" e matriculados nos seus respectivos conselhos.

Tudo, aparentemente, de acordo com os tramites legais, porém, menos um detalhe: 

faltou.....a consulta prévia à legislação!!!! 

O arquiteto(a) responsável pelo projeto, deveria ter buscado informações quanto às normas edilícias do município junto à Secretaria Municipal de Urbanismo da Cidade do Rio de Janeiro. Infelizmente, não foi o que aconteceu.

O prédio é muito bonitinho, bem distribuído, arejado, perfeito, PENA QUE CONSTRUÍDO EM ÁREA PROIBIDA!

Na nossa legislação, o Decreto 322, que rege construções em áreas de vila, informa que o lote só poderá servir à no máximo duas unidades residenciais, e neste caso, foram construídas 6 unidades residenciais.


    
Sendo assim, a única chance que esse edifício PODERÁ ter de ser legalizado, será através da contrapartida de Mais Valia, recurso esse que é aberto de tempos em tempos pela prefeitura.

A última Lei complementar (Mais valia) aconteceu em 2015 e a penúltima em 1999. Até que se abra uma nova anistia, o processo encontra-se sujeito a multa sobre multa, uma mais onerosa que a outra e somente Deus sabe quando será aberta uma nova chance.
E se no fim de tudo, caso o proprietário não possa arcar com os custos da contrapartida, esse imóvel PODERÁ ser DEMOLIDO e o seu patrimônio, perdido!

No caso acima relatado, o proprietário, na intenção de construir tudo dentro da legalidade, contratou os profissionais que julgou necessários, e nenhum deles, nem engenheiros nem arquitetos indicaram a necessidade do PROJETO LEGAL, pelo contrario, o engenheiro ainda orientou que a construção fosse executada antes do licenciamento, disse que seria mais fácil legalizar do que licenciar....ERRO INCONTESTÁVEL!

Tempos depois, o prédio passou por problemas nas instalações e teve dificuldades em finalizar o problema junto à prestadora de serviços porque não tem a certidão de HABITE-SE!

Agora responda, por favor, à seguinte pergunta:


SERÁ QUE VALEU A PENA CONSTRUIR SEM LICENCIAR? 



Os honorários de um arquiteto habilitado em projeto legal não seria o que lhe deixaria mais ou menos rico, esteja certo disso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais Valia e Mais Valerá

Muitas pessoas fazem alterações nos seus imóveis sem licenciar na Prefeitura, sem um projeto arquitetônico e sem a supervisão de um arquiteto.  Esse tipo de construção, além de perigosa, infringe a Legislação Urbanística e Edilícia, deixando o imóvel irregular e o proprietário as margens da lei, sujeito a multas.  Fonte: Simone Cândida - O Globo Construção irregular no centro do Rio de Janeiro Como infelizmente, ainda não foi possível frear a autoconstrução no Município do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio está prestes a abrir uma nova exceção na legislação, visando viabilizar a legalização desse tipo de construção. Está em tramitação o Projeto de Lei Complementar nº74 de 2018 que possibilita a legalização de construções irregulares e Proporciona vantagens aos projetos a serem licenciados junto à Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação. O texto do Projeto de Lei Complementar apresenta descontos de até 12% nos valores da Contr...

Por que Contratar um Arquiteto ou Engenheiro?

Toda vez que uma obra é realizada sem o acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro, é imenso o perigo de desabamentos, incêndios, perigo de morte dos funcionários que na obra atuam além do risco para todas as pessoas que farão uso do imóvel.   Sem desmerecer ou diminuir a experiência dos pedreiros e/ou mestres de obra, esses profissionais não devem assumir a responsabilidade por obras que não sejam geridas por um arquiteto ou engenheiro, pois, tanto o pedreiro quanto o mestre de obras, não passaram por nenhum tipo de preparação para projetar o edifício considerando o tipo de solo do local, incidência solar, incidência dos ventos e das chuvas e menos ainda as normas técnicas necessárias para a construção segura. “...tanto o pedreiro quanto o mestre de obras, não passaram por nenhum tipo de preparação para projetar o edifício...” A construção de um imóvel em um solo pouco firme, pode provocar trincas e fissuras nas fachadas e paredes internas devido a movimenta...

CURSO LIVRE BÁSICO AUTOVISTORIA TEORIA E PRÁTICA

Desde 2013 temos a Lei 6400 que obriga algumas edificações a realizarem a Autovistoria Predial.  Essa Lei surgiu devido aos constantes sinistros acontecido pelo país devido a deficiência na manutenção  das edificações. A Lei 6400 obriga as edificações com mais de 25 anos a realizarem a autovistoria de 5 em 5 anos, dessa forma, as edificações que a realizam em 2014, estão vencendo o prazo agora em 2019. Muitos profissionais, seja por negligência ou ignorância, estão realizando o serviço de maneira incorreta, contrariando a legislação.  Pensando nisso, a Melina Silva Arquitetura Preventiva e Diagnóstica , está lançando um curso livre Básico de Autovistoria - Teoria e Prática , com duração de 5 horas que abordará os principais pontos da Autovistoria, proporcionando segurança técnica ao futuro vistoriador. O Curso será oferecido em uma edificação real que passará pela Autovistoria através da analise da equipe da Empresa Melina Silva Arquitetura Preventiva e Diagnóstica, se...